terça-feira, 27 de março de 2012

Equipe Formativa MSF visita Casa de Formação Cristo Rei


No dia 27 de março, a Casa de Formação teve a honra de acolher a Equipe Formativa da Congregação. Nesta oportuna visita estavam presentes os formadores do Propedêutico, Juniorado e Aspirantado juntamente com o Provincial Pe. Júlio César Werlang e demais membros da equipe. Foi um encontro muito alegre com com muitas partilhas de experiências. Lembramos que desde o dia 26 até o dia 28, a Equipe Formativa MSF está em encontro, onde os formadores e animadores vocacionais estão apresentando os planejamentos para 2012 e ainda, irão refletir sobre os desafios da formação e animação vocacional nos dias atuais.


 A Casa da Filosofia agradece a visita e desejamos que mais vezes possamos fazer momentos como esses, de aproximação entre nossas comunidades.

Parabéns Wesley!



No dia 24 de março, a Casa de Formação Cristo Rei alegrou-se com mais um ano de vida do aspirante Wesley.  Registramos nossos votos de FELICIDADES e aproveitamos para registrar o momento de comemoração que marcou este dia especial!
Desejamos que Deus te abençoe e continue guiando a sua caminhada. 

E que a paz e a alegria sejam constantes em todas as suas realizações!

Conte sempre conosco!











segunda-feira, 19 de março de 2012

Direitos Humanos é um dever da Igreja


Direito à cidade, significa enquadrar todos os cidadãos a partir de suas necessidades, de forma com que os mesmos satisfaçam plenamente em seus meios de vivencia. O direito à cidade, não é feito através de restos que são descartados do centro, que depois os enviam para a periferia.

O papel fundamental da Igreja é fazer com que as pessoas saibam de seus direitos e o busquem para um melhoramento de suas vidas, porém, essa busca sempre deve ser de forma coletiva para assim fundamentar e fortificar a concepção da Igreja de Cristo, que prega prosperidade.
Com essa proposta o formando Maicon está ligado a uma comissão organizadora para o Seminário de Direitos Humanos à Cidade que se realizará nos dias 15, 16,17 de agosto. Antes desse seminário haverá grupos de estudos que trabalharão nas periferias de Passo Fundo, para conscientizar as pessoas de seus direitos e também de seus deveres como cidadãos. 

Maicon Dion Endler

segunda-feira, 5 de março de 2012

Início das atividades pastorais na comunidade Santa Isabel


No dia 18 de fevereiro, iniciamos as atividades pastorais aqui da casa de formação Cristo Rei. Igor, Wesley, Renan e eu, ficamos responsáveis pela comunidade Santa Izabel, uma comunidade aparentemente pequena e carente de recursos essenciais para o bem viver, apresentando assim muitos desafios. Dificuldades estas, que partem desde a formação, em todas as áreas pastorais; falta de lideranças e conscientização; até os problemas de intra-estrutura, moradia e saúde, destacada, por falta de saneamento básico. Na primeira visita, caminhamos pela comunidade, visitamos algumas casas, onde podemos perceber estas realidades.
No dia 25, numa reunião planejamos os trabalhos da comunidade, conhecemos instituições e entidades que caminharão conosco. Puxando a frente o Sr. Romeu, responsável pelos Vicentinos, as Irmãs ICM, as Irmãs de Notre Dame, além do Pe. Olmaro Mass e um Senhor da comunidade. Ficou pautado, que iniciaríamos com visitas pela comunidade; catequese e celebrações todos os sábados as 18:00h. Neste mesmo dia, tivemos a primeira missa deste ano, marcada por poucas participações, mas que buscaremos aumentá-la gradativamente.
Raphael Alves

Campanha da Fraternidade 2012


A Campanha da Fraternidade sempre inicia na Quarta-Feira de Cinzas juntamente com a Quaresma. Este ano a Campanha inicia dia 22 de fevereiro e é organizada anualmente pela Igreja Católica através da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e tem como Tema Fraternidade e Saúde Pública e o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (Eclo 38,8). O objetivo da CF-2012 é Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção ao enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.





Oração CF 2012:
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

35º Romaria da Terra



 No dia 21 de fevereiro na comunidade Bom Princípio Baixo em Santo Cristo /RS, aconteceu a 35ª Romaria da Terra. Neste contexto agrícola predominantemente familiar, de pequena propriedade, foi justo e pertinente que a Romaria da Terra enfocasse o tema da agricultura familiar camponesa, expressando sua importância na produção de alimentos saudáveis e na preservação do meio ambiente. A celebração foi presidida por D. José Clemente Weber, bispo da Diocese de Santo Ângelo e a reflexão foi feita por D. Guilherme, bispo de Ipameri/GO.




Formandos da Casa de Formação Cristo Rei



Parabéns Pe. Olmaro!

No dia 20 de fevereiro, Pe. Olmaro completou mais um ano de vida. Na oportunidade, estávamos em São Miguel das Missões para visitar as ruínas e aproveitamos para comemorar essa data tão importante. Desejamos a ele saúde, paz e perseverança na missão que o Senhor da messe o confiou. Que a Sagrada Família da Nazaré possa lhe abençoar cada dia mais, pois sua vida é um dom para todos nós!

São os sinceros votos da Casa de Formação Cristo Rei.

Visita à São Miguel das Missões



No dia 20 de fevereiro, nós da casa de formação cristo rei visitamos as ruínas de São Miguel. Ruínas estas que estão cheias de histórias, lutas, emoções e intolerâncias. Carregam em suas paredes rachadas e pedras espalhadas o sangue de muitos Guaranis.
 Foi um momento único em que sentimos as dores que os Guaranis sentiram ao serem obrigados a sair de suas, terras. O som e luz que nas ruinas é apresentado, mostra a real beleza que aquelas edificações querem transpassar, pois é através delas que a emoção é transpassada para o espectador.
 A interação do grupo tornou-se o ápice da viagem, a roda de tererê, as conversas descontraídas tudo isso ia nos preparando, para mais tarde assistir e se encantar com o som e luz.


Ao sair daquele ambiente cheio de vida e esplendor, procura-se dar mais valor ao que temos. E façamo-nos a seguinte pergunta: Será que nós enfrentaríamos a morte, para ficar em nossa terra, pela nossa missão?

Ricardo Klock