Chamei-te pelo nome...

   O chamado: Jr 1: 4-5"Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses do ventre, te santifiquei; às nações te dei por profeta".
  Deus estava chamando Jeremias para ser profeta, aquele era o momento que Deus já havia preparado há muito tempo, pois desde o ventre, Deus já havia planejado qual seria o seu ministério e quando ele seria levantado. Ninguém é levantado pastor, presbítero, diácono, obreiro e etc., pela vontade humana, mas sim, pela vontade de Deus. Por isso, se Deus tem lhe chamado, não adianta recusar, isso é plano do Senhor e você o fará.
            As desculpas: Jr 1: 6 "Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque não passo de uma criança".
            Jeremias naqueles dias agiu como muitos agem nos dias atuais, inventam desculpas esfarrapadas para não trabalharem na obra do Senhor. Mas quando Deus chama alguém para uma missão, Ele o prepara para isso. Como Jeremias, nós listamos nossas fraquezas e limitações. Mas Deus é que nos ajuda e nos capacita. Então, mãos à obra.
         A resposta de Deus: Jr 1:7-8 "Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR".
       Não adianta inventar desculpas, Deus é conosco e não nos chamaria para exercer uma determinada tarefa sem nos habilitar. Deus agindo em nós através do seu Santo Espírito, nos capacita a fazer coisas inimagináveis. Deixe Deus te usar, o arado é grande. Ide e pregai o evangelho, buscai a direção do Senhor e Ele te fará uma grande bênção. Melhor é servir do que ser servido. Façamos isso e Deus se alegrará.
Jr 1:10 "Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares".