domingo, 1 de setembro de 2013

Setembro: mês da Bíblia

“Tua Palavra, Senhor é uma luz que ilumina meus passos no caminho da vida”. (Sl 119,105)

            No mês de setembro comemoramos o mês da Bíblia, mais preciso no primeiro final de semana. A Bíblia para algumas religiões é ponto de referencia, pois através dela que Deus se comunica. E se comunica através de diversas formas e maneiras: pelos acontecimentos, pela natureza, por ações, fatos, etc... E de modo muito especial pela palavra revelada na Bíblia.
            A Bíblia é mensagem de Deus que vem a nós, através de palavras humanas. É o livro de Deus com os homens. Deus juntamente com os “escritores humanos”, é “autor” da Bíblia. Os autores escreveram a Bíblia iluminados pela luz de Deus. Por isso cremos que é um livro inspirado por Deus.
            Ela nos traz a história de um povo que primeiro é vivida, recordada, depois escrita em mutirão, isto é, por muita gente e durante muitos anos.
            A fé nos diz que a Bíblia é a palavra de deus para nós. E a palavra de Deus não erra, nem tão pouco engana. Ela é como um prego seguro e firme. Quem nela se agarra, encontra orientação para a vida.
            Além da palavra de Deus se encontrar na Bíblia, a encontramos também na vida. Deus fala através dos acontecimentos, das pessoas... Quem tem fé, enxerga que é Deus que fala na Bíblia e na vida da gente. “Tua palavra é lâmpada para os meus passos, luz no meu caminho”(Sl.119,105).
            Com tudo a palavra de Deus nos ensina a prática da justiça, da partilha, da paz, do amor e nos mostra que somos todos irmãos, filhos do mesmo pai. “Toda a escritura Sagrada é inspirada por Deus e útil para instruir, corrigir e formar as pessoas na justiça”, (Tm. 3,16).
Para Refletir...
            - A Bíblia é um grande presente de Deus em nossa vida. Em que este presente nos ajudou e continua ajudando em nossa vida?
Um Pouco sobre a História da Bíblia.
            A Bíblia foi escrita em muitos lugares e países como: Egito, Palestina, Babilônia, Grécia, Itália... E em diferentes línguas, com a contribuição de muitas pessoas: homens, mulheres, jovens, velhos, agricultores, pescadores, operários, escritores, sacerdotes, profetas e até reis. A palavra Bíblia indica uma coleção de livros. É quase uma biblioteca, que no total contem 73 livros em um só volume. E está assim dividida em: Antigo Testamento (ou Primeiro Testamento) com 46 livros e o Novo Testamento (ou Segundo Testamento) com 27 livros.
            Para facilitar a nossa leitura, a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos. Nas citações, capítulo é o número que vem antes d vírgula, e versículo é o número que vem depois da vírgula, indicando onde começa e onde termina a leitura. Por exemplo: Gn 11,1-11, isto significa que você deverá procurar o livro do Gênesis (Gn) Capítulo 11, versículos 1 à 9. Na Bíblia, o capítulo é escrito em algarismos pequenos. Podemos reparar também a abreviatura do livro do Gênesis (Gn).
            Quando não se conhece de memória, as abreviaturas, podemos e devemos recorrer à lista de abreviaturas que se localiza no início ou no final da sua Bíblia. 
            Para Refletir...
            - Como posso conhecer melhor a Bíblia?

Adilson Juliano Assmann
Estudante de Filosofia

Aspirante dos Missionários da Sagrada Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário